Apesar de ser comum na adolescência, a acne pode aparecer também na fase adulta, tanto nos homens quanto nas mulheres, provocando manchas na pele. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acne é o problema dermatológico mais comum na população brasileira, afetando 56,4% das pessoas, além de ser o motivo que mais leva pacientes aos dermatologistas. A consultora da D'pil Brasil Camila Torlai explica os tipos de acne e os seus tratamentos. 
Acne adolescente 
Neste período, a principal causa da acne é o excesso de hormônios. "O acúmulo de oleosidade e de células mortas resulta na obstrução e inflamação dos poros", explica Camila. A principal região afetada por cravos e espinhas neste período é a chamada zona "T" do rosto (nariz, testa e queixo). Em alguns casos, elas podem aparecer também nas costas. Com o passar dos anos, o problema diminui ou é resolvido por completo.
Acne genética
A predisposição genética é um dos fatores que influencia o surgimento de um tipo de acne mais grave. Quando os pais têm espinhas ou cravos, as chances dos filhos também terem é muito maior. "Por ser um tipo de acne que costuma aparecer por todo o rosto, é necessário um tratamento à base de medicamentos controlados indicados pelo dermatologista," ressalta Camila. O tratamento deve ser iniciado quanto antes para evitar marcas.
Acne adulta
Apesar de nessa fase ser mais difícil o aparecimento de cravos e espinhas, algumas costumam surgir na zona "V" do rosto (queixo e bochechas). Geralmente, as mulheres são as que mais sofrem com a acne nesse período. Além da pele oleosa, problemas hormonais também podem agravar o caso, portanto, é importante consultar um dermatologista. "A maquiagem também pode influenciar no surgimento de espinhas. Na hora de escolher os cosméticos, sempre dê preferência para aqueles com fórmula 'oil free', pois eles são próprios para a pele oleosa", afirma Camila. 
Como amenizar 
Existem diversos tipos de tratamentos. Em casos mais leves, pomadas e cremes indicados por um dermatologista costumam suavizar a acne. Já em casos mais graves, os tratamentos via oral com medicamento são mais eficientes. Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia é possível tratar a acne com outros recursos, como a fototerapia de manchas e acne.