Itaquá - O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) instala, hoje (8), às 10h30, quando se comemora o Dia da Justiça, a Vara da Família e das Sucessões e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que abrange da 1ª a 3ª Varas Cíveis, na Comarca de Itaquaquecetuba. Para 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba), a conquista foi alcançada após uma longa jornada promovida pela entidade. O Fórum Cível de itaquá fica na rodovia Alberto Hinoto, 1.170, Jardim Cláudia.
A Vara da Família, segundo o TJSP, é responsável por processos de divórcio, separação judicial, inventários, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros. Já, as cíveis cuidam, por exemplo, de ações relacionadas a direito do consumidor, danos morais, contratos e cobranças.
O modelo de trabalho das UPJs, também conhecido como "Cartório do Futuro", foi criado em 2015 para adequar as unidades judiciais à realidade resultante da implantação do processo digital. De acordo com o TJSP, as varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização dos atos decisórios (despachos, decisões e sentenças), além de outras atividades do processamento digital. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional.
O juiz diretor do fórum de Itaquaquecetuba é Alexandre Muñoz, que atua na 2ª Vara Cível. A nova unidade da Família será comandada pelo juiz Antenor da Silva Cápua. O juiz Thiago Henrique Teles Lopes é responsável pela 1ª Vara Cível e o juiz Sérgio Ludovico Martins, pela 3ª Vara Cível. Na comarca há cerca de 400 mil ações em andamento.