A rodovia Mogi-Guararema (SP-66) foi palco de uma intensa troca de tiros entre policiais militares e criminosos na manhã de ontem. A ação, que ocorreu no bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes, terminou com dois suspeitos presos, um menor apreendido e um morto. Os PMs nada sofreram. Parte do tiroteio ocorreu entre as ruas da Glória e Continental. A perseguição teve apoio do helicóptero Águia.
Informações passadas pela própria Polícia Militar apontam que tudo começou em Jacareí, no Vale do Paraíba, quando quatro desconhecidos invadiram uma casa, fizeram os proprietários de reféns, e levaram o veículo que estava estacionado na garagem da residência, um Ford Ecosport.
Ainda na cidade onde o carro foi roubado, os criminosos teriam torturado os moradores do local e violentado sexualmente uma das vítimas, entretanto, até o final desta edição, a informação do estupro não havia sido confirmada.
Já na manhã de ontem, quando o quarteto trafegava com veículo pelo Botujuru, um homem que passava pela rua desconfiou dos ocupantes e, por meio de um aplicativo de celular conhecido como Sinesp Cidadão, criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, consultou a placa do Ecosport, constando que o veículo era roubado.
Acionada, uma equipe da PM foi até o local e confirmou a informação de roubo, mas os suspeitos, ao verem a viatura policial, aceleram com o veículo, tentando fugir. Minutos depois um troca de tiros começou, que culminou com um dos suspeitos atingido e outro preso.
A dupla que conseguiu escapar utilizou uma casa para tentar se esconder dos policiais. Houve outro confronto e mais uma vez um dos suspeitos foi detido e outro baleado. Os dois homens feridos foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro (PS) do Hospital Luzia de Pinho Melo, mas um deles morreu.
Os nomes dos presos não foram informados, entretanto cada um tem 18 anos e o menor apreendido, 16. A identidade do suspeito morto ainda não havia sido levantada pelos policiais até o fechamento desta edição. Dois revólveres de calibres 32 e 38 também foram apreendidos.