Dois menores de 16 e 17 anos foram apreendidos pela Polícia Militar, na noite de anteontem e madrugada de ontem, com uma moto furtada e um carro roubado, respectivamente, em duas ocorrências distintas. Às 3 horas de ontem, o tenente Geison e os soldados Morais e Jardim, da Força Tática, viram um Honda Civic prata, que havia sido roubado na noite anterior no Alto do Ipiranga - e que era suspeito de ter sido usado em um assalto a um mercado no Conjunto Santo Ângelo -, circulando pelo Jardim Layr. Na tentativa de abordagem, o motorista fugiu, mas logo foi detido.
Tratava-se de um menor, 16, que confessou, na delegacia e na presença da mãe dele, o roubo do veículo utilizando um simulacro [imitação] de arma de fogo, bem como a intenção de vender o carro no dia seguinte por R$ 4 mil. Ele também foi reconhecido pela vítima, que afirmou que estavam com ele mais um rapaz e uma moça, que o aguardavam parados nas proximidades. O adolescente, entretanto, disse aos PMs que agiu "sozinho".
O tenente Geison explicou que o menor teria dispensado o simulacro e que não soube dizer o local.
O delegado José Carlos Santos Alvarenga, de plantão no 2º Distrito Policial (DP) de Brás Cubas, manteve a voz de apreensão do garoto, que em 24 de setembro já havia sido apontado como autor de outro roubo de veículo, conforme consta no sistema da polícia.
Jardim Universo
Já no caso ocorrido às 23h49 de anteontem, um adolescente, 17, foi surpreendido pelo cabo Ferreira e o soldado Pessoa, ambos das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), trafegando no Jardim Universo, em Brás Cubas, Mogi, com uma moto Honda CG 125 Fan, vermelha, furtada em Santa Isabel. Ao perceber a viatura, o jovem manobrou a motocicleta e fugiu, mas ele acabou sendo alcançado na avenida Japão, no Parque Olímpico.
Quando os policiais o questionaram sobre a procedência da moto, que já estava com a numeração do motor e do chassi raspados, o menor respondeu que a comprou de um desconhecido por R$ 200.
O delegado Alvarenga liberou o rapaz à mãe, mediante termo de compromisso e responsabilidade para ela apresentá-lo à Vara da Infância e Juventude da cidade.