Um adolescente de 14 anos foi encaminhado ontem no plantão do 2º Distrito Policial (DP) de Brás Cubas, por ter se envolvido em um acidente, ao dirigir um Santana "emprestado" e bater de frente com um Siena, conduzido por uma mulher, às 18h54 do domingo, na avenida América, no Jardim Aeroporto, em Mogi das Cruzes.
O boletim de ocorrência (B.O.) foi registrado como "ato infracional de dirigir sem permissão ou habilitação, de racha consumado, de permitir direção de veículo automotor à pessoa não habilitada e de acidente de trânsito".
Segundo a polícia, o menor conduzia pelo local um Santana verde, com emplacamento de Ferraz de Vasconcelos, acompanhado pelo primo, da mesma idade, como passageiro. Em circunstâncias ainda a serem esclarecidas, o Santana atingiu a parte frontal esquerda de um Fiat Siena, que era dirigido por uma servidora pública estadual, 42. Com a batida, o automóvel capotou, mas a motorista não sofreu ferimentos.
Quando a Polícia Militar chegou, ela informou ter tido a impressão de que o Santana disputava um "racha" com uma Parati vermelha, cuja placa não foi anotada. Já na delegacia, o adolescente, acompanhado pelo pai, negou o fato, embora tenha afirmado que a Parati realmente trafegava à sua frente, momentos antes da colisão.
A Polícia Civil constatou que, tanto o menor, quanto a servidora, divergiam em relação às causas do acidente, um atribuindo a culpa ao outro, sobre quem teria invadido a mão de direção contrária. A PM, no entanto, observou que, aparentemente, o Siena não teria entrado na contramão.
A perícia foi requisitada para o local do acidente e, no DP, o adolescente alegou que o carro havia sido "emprestado" para ele por um tal de "Mizael", que ele não soube fornecer mais dados. O Santana foi recolhido ao pátio e foi requisitado exame pericial para ambos os veículos.
Já o menor, depois de ser ouvido na delegacia, foi liberado ao pai, mediante termo de compromisso e responsabilidade em apresentá-lo à Vara da Infância e Juventude do fórum local.