Os desempregados Felipe Ferreira da Silva, de 23 anos, e Kleberson da Silva Bandeira, 25, foram presos anteontem de manhã, na região central de Itaquaquecetuba, suspeitos de aplicarem golpes em clientes de bancos nas cidades de Poá e Itaquá. A dupla foi reconhecida por meio do sistema de monitoramento de um banco, no centro de Poá.
A situação somente foi descoberta porque um correntista, 60, que estava no banco Bradesco da rua Vinte e Seis de Março, em Poá, para realizar uma operação financeira, teria sido "atendido" por Bandeira, fingindo ser um funcionário do estabelecimento. O suspeito disse ao cliente para fazer determinada operação para desbloquear o cartão, mas, momentos depois, o homem teria dito que ele teria que desbloqueá-lo no caixa ao lado, onde estava o outro suspeito.
Silva, se passando por um cliente, estaria operando o equipamento indicado por Bandeira ao correntista, para poder desbloquear o cartão. Porém, assim que o cliente se dirigiu ao caixa eletrônico sugerido, a dupla deixou o local. Desconfiado da atitude do suposto atendente, o correntista tirou um extrato bancário e notou um saque de R$ 1 mil, que não tinha feito.
Um funcionário percebeu o espanto do homem, ao ver que havia um desfalque na conta dele, e se aproximou para conversar. Foi quando o correntista revelou que acabara de ser vítima de um golpe. Imediatamente o empregado do banco solicitou as imagens internas e viu a dupla se passando por cliente e funcionário do estabelecimento.
A Polícia Militar foi alertada sobre os suspeitos e realizou patrulhas pelo local. Entretanto, eles foram localizados em outro banco Bradesco da rua João Vagnotii, em Itaquá, a poucos metros do Setor de Homicídios.
Apesar de a dupla ter sido localizada, o dinheiro do correntista não foi recuperado. Ambos foram interrogados pelo delegado de plantão, mas preferiram não se manifestar na ocasião.