Por volta das 5h30 de ontem, oito homens foram detidos pela PM na saída de Salesópolis, transportando palmitos "in natura", retirados da Mata Atlântica na estrada do Barro Amarelo.
De acordo com o escrivão Carlos Henrique, os PMs estavam em patrulhamento quando avistaram uma Kombi branca, placas de São Paulo, com os oito homens, e resolveram abordá-los. Ao vistoriarem o interior do veículo, acharam os 371 palmitos.
Conforme o tenente Dirceu, do 17º Batalhão da PM, os palmitos estavam em 20 malas de tamanhos diversos e alguns dos homens detidos já possuíam antecedentes.
A Polícia Civil afirmou que dos oito autuados em flagrante pelo artigo 50 da lei de crimes ambientais - (destruição ou dano a floresta nativa ou plantada) -, sete foram liberados depois de pagarem fiança, enquanto que um oitavo permaneceu preso. Este último, por ter sido identificado como o "responsável pelo grupo", teve um valor maior de fiança arbitrada, de 20 salários mínimos. Como não recolheu o valor, ele continuou encarcerado (C.I.)