A Ford Europa introduziu para os modelos S-MAX e Galaxy, e em breve para o Edge, uma nova tecnologia de câmera que permite ao motorista ter uma visão de 180 graus da frente do carro. Esse sistema inovador, chamado "Front Split View Camera" (câmera dianteira de visão dividida), permite identificar antecipadamente a aproximação de veículos, pedestres ou ciclistas, reduzindo o estresse e a possibilidade de acidentes nos cruzamentos. O equipamento, inicialmente oferecido com opcional, dá ao motorista um ângulo de visão que até então era impossível de dentro da cabine.
A tecnologia pioneira no segmento é ativada por um botão. A câmera de 1 megapixel na grade dianteira dá ao motorista uma visão em tempo real de 180 graus - tanto à esquerda como à direita - na tela colorida de 8 polegadas do painel. O motorista pode ver usuários que se aproximam de ambos os lados da pista e passam na frente do veículo. A câmera com apenas 33 milímetros de largura é limpa por um lavador retrátil, acionado automaticamente quando o limpador do para-brisa é ativado.
Dados do projeto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança nas Estradas mostram que cerca de 19% dos motoristas envolvidos em acidentes nos cruzamentos sofreram obstrução de visão. Segundo o Departamento de Transporte do Reino Unido, a visão limitada por fatores externos contribuiu para 11% dos acidentes de trânsito em 2013.
Modelos da Ford como os novos S-MAX e Galaxy já oferecem as tecnologias de câmera de ré, sistema de alerta de pontos cegos, limitador inteligente de velocidade, assistente de pré-colisão com detetor de pedestre e farol alto antiofuscante.