A procura pela imunização contra o vírus Influenza H1N1 movimentou os postos de saúde da região logo no primeiro dia da campanha, na segunda-feira. Algumas unidades, inclusive, precisaram ser reabastecidas já na terça-feira, que foi o caso de Itaquaquecetuba. A Secretaria de Estado da Saúde está encaminhando as doses gradativamente, conforme a necessidade e demanda de cada município. E as prefeituras garantiram que não há o risco de faltar vacina.
A pasta estadual informou que os municípios receberam a entrega adiantada das doses para início da campanha de 2016, ação que também foi antecipada de 30 de abril para o dia 11, com foco nos grupos de risco, que incluem gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas. Embora a distribuição dos medicamentos seja feita pelo Estado, a compra é realizada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a secretaria, foi adotada uma estratégia escalonada de imunizações, "ou seja, a cada semana, novos grupos entraram na campanha para que houvesse tempo de realizar novas entregas e abastecer os postos de vacinação". A pasta ainda destacou que a quantidade entregue na região é suficiente para o início da campanha e que uma nova remessa com o restante das doses está prevista para serem entregues ainda nesta semana.
"É importante ressaltar que não há registro de faltar e que a Vigilância Epidemiológica acompanha semanalmente a quantidade de doses aplicadas para monitorar a demanda e, assim, caso seja necessário, priorizar o reabastecimento onde houver maior procura", informou a pasta, por meio de nota.
Em Itaquaquecetuba, a meta é imunizar 67,9 mil pessoas contra a gripe A. Até o momento, o município recebeu 30 mil doses da vacina. A procura pela vacina foi tão grande que pelo menos 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram reabastecidas no segundo dia de campanha, segundo informações da prefeitura.
As UBSs de Suzano receberam o primeiro lote de vacinas com 32 mil doses e aguarda a chegada de mais. A meta do município é imunizar 65,7 mil pessoas do grupo de risco.
Em Ferraz de Vasconcelos, a expectativa é que a campanha de vacinação contra H1N1 atinja 31,2 mil pessoas. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, foram recebidas 35 mil doses, das quais 22 mil foram aplicadas até o momento. "O restante será repassado conforme a demanda", informou.
Em Mogi das Cruzes, já foram aplicadas 17 mil doses da vacina e o medicamento está chegando de forma escalonada. Novas remessas são esperadas para esta semana. Segundo a administração municipal, os grupos prioritários somam 75 mil pessoas e a meta é imunizar, pelo menos, 80% delas, ou seja, 60 mil. (F.F.)