A 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba) promoverá o 7º Simpósio de Direito Previdenciário no próximo dia 19 (sábado), das 8 às 17h30, em sua sede (rua Ademaria, 315 - Vila Virgínia), com a presença de seis especialistas na temática. Para participar do evento promovido pela Comissão de Direito Previdenciário, é necessário realizar uma inscrição via Sympla (bit.ly/7_simposioprevidenciario) mediante o pagamento de uma taxa de R$ 20.

Com credenciamento previsto para às 8h15 e abertura oficial às 9 horas com a presença da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba, o simpósio apresentará três paineis com duas palestras cada, todas com o objetivo de complementar e fortalecer o conhecimento dos advogados nesta área. A primeira começará às 10 horas com o médico e advogado João Baptista Neto, que apresentará as "Práticas ligadas à gestão de empregados afastados", seguido pela desembargadora Federal do Trabalho, Ivani Bramante, que demonstrará os aspectos práticos do Limbo Jurídico sob sua perspectiva profissional.

O segundo painel terá início às 13h30 com mais duas palestras. A primeira delas, ministrada pelo médico e advogado mestrando em Direito Médico, Yuri Nascimento, apresentará a desmistificação da perícia médica no INSS, enquanto a segunda, orientada pela advogada especializada em Direito Previdenciário, Simone Bramante, tem como proposta desvendar os nuances do Atestmed.

Por fim, a terceira e última dupla de palestrantes vai encerrar o evento a partir das 15h40, com a especialista em Direito Previdenciário, Simone Baptista, trazendo o "Planejamento previdenciário da Pessoa com Deficiência" e, em seguida, o professor e servidor do INSS, Claudio Vistue Rios, trará o "Requerimento de Aposentadoria sob o olhar do servidor", fechando assim o sábado de orientações.

De acordo com a presidente da comissão organizadora e secretária adjunta da subseção, Silvana Dias Batista, reunir a categoria para discutir, capacitar e compartilhar experiências sobre o tema é essencial em prol de uma classe mais preparada para atender à sociedade. "Falamos de uma capacitação importante, pois este nicho oferece múltiplas vertentes nas quais a classe deve estar pronta para atuar. A aposentadoria e o processo que envolve esta fase da vida de um profissional pode ser um tema delicado, portanto, é essencial dominar a área para garantir um bom trabalho pensando na qualidade de vida dos beneficiários", considerou.

Por sua vez, o presidente da OAB Itaquaquecetuba, Jairo Saturnino Mendes, postula que a entidade sempre busca oferecer formas de garantir a evolução da advocacia local, algo que o tradicional simpósio vem fazendo com excelência. "Trazer nomes de alto prestígio da classe no âmbito regional é um método que prioriza o aprendizado e a atualização dos nossos advogados. Será um dia importante, contamos com a presença de todos", afirmou.