A Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat) busca o apoio das prefeituras da região para trazer o programa "Cultivando Água Boa", que se refere à gestão dos recursos hídricos. Essa ação está entre as sete melhores do mundo no setor, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A presidente da Adrat, Bianca Colepicolo, esteve na Redação do Grupo Mogi News para falar sobre o projeto que será assinado, primeiramente, na capital paulista, no próximo dia 12. Ela estará presente no evento com o objetivo de expandir a ação para o Alto Tietê, porém, para que isso ocorra, também é necessário o apoio dos prefeitos da região.
"Somos grandes produtores de água e temos reservatórios que abastecem até São Paulo. A ideia é expandir o programa para o Alto Tietê. A Adrat está fazendo toda a articulação, explicando para os prefeitos e as secretarias de Meio Ambiente, recolhendo a carta de intenção das prefeituras para saber se vão aderir ao programa", destacou.
O programa é de iniciativa da Itaipu Binacional, que fará o convênio com as cidades interessadas. A organização vai capacitar e transmitir todas as informações necessárias, além de assessorar a implantação na região. O município que aderir à ação também terá o apoio do governo do Estado. "O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) também está na articulação e o deputado federal Márcio Alvino (PR) está apoiando a iniciativa, por meio da Frente Parlamentar dos Municípios Produtores de Água", adiantou.
Na ocasião, a presidente da Adrat comentou sobre outros projetos que já estão em andamento na região, como, por exemplo, o "Movimento Alto Tietê Sustentável", que tem 17 metas. "Entramos com uma ação no município de Poá, nas escolas, por meio de um game para 552 alunos do oitavo ano, para que entendam como as atitudes deles no dia a dia contribuem para a melhoria do planeta. Estamos chegando na casa das pessoas por meio desses estudantes e aí vamos formando uma cadeia", disse, destacando a possibilidade de o game se tornar um aplicativo.
Nova diretoria
A Adrat enxugou os cargos da diretoria, que antes contava com 17 membros e agora tem cinco pessoas. Além da presidente, a nova formação é composta pela vice-presidente Rose Meusburger, pelo economista Caio Araújo, pelo empreendedor Jorge Ventura e pela especialista em gestão Pública Andreia Marinho.