O surto fora de época da gripe H1N1, antes conhecida como gripe suína, no estado de São Paulo, está assustando a população. Embora nenhum caso da doença tenha sido confirmado no Alto Tietê, a procura por vacinas está crescendo, tanto que causou a falta do medicamento em uma clínica particular de Suzano, que já recebeu pacientes que moram até fora da região. A doença já causou a morte de 38 pessoas no território paulista.
Em 2015 foram registrados 141 casos da gripe em todo o Brasil e, este ano, em apenas três meses 260 pessoas já foram infectadas só no estado paulista.
As vacinas são gratuitas para os grupos de risco, que é o caso de crianças, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas, como bronquite e asma. Pessoas que não se enquadram no grupo prioritário tem que recorrer às clínicas particulares, porém, em Suzano as doses estão se esgotando rapidamente. No Alto Tietê, o preço das vacinas variam entre R$ 100 e R$ 200.
No Centro de Vacinação (Cevan), a campanha de imunização teve início em 10 de março, mas as doses já se esgotaram. "A procura está tão grande que as três linhas telefônicas que temos ficaram congestionadas", explicou a administradora da Cevan, Valéria Genovezzi, que pediu para as pessoas tirarem as dúvidas por e-mail, caso não consigam contato por telefone ([email protected]).
"A expectativa para este ano é imunizar o dobro de pessoas que procuraram o centro no ano passado", disse Valéria. (F.F.)