Diante do caos que se instalou na cidade, ontem, por conta das chuvas, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) percorreu alguns bairros afetados e a população aproveitou a presença do gestor para pedir providências. Na Vila Japão, muitos moradores relataram ser a primeira vez que tem as casas invadidas pelo rio Tietê. "O problema é que teve chuva em excesso num curto espaço de tempo. Isso já aconteceu outras vezes, mas nunca nessa intensidade".
O prefeito lembrou das obras de desassoreamento do Tietê, que está prevista para este ano pelo Departamento da Águas e Energia Elétrica (DAEE): "Não é a prefeitura que tem a solução é o Estado, que tem que desassorear o Tietê. A solução eles têm, porque está licitado, só falta executar", afirmou. "Era para ter iniciado em fevereiro. Acredito que até o fim do ano, esse problema será sanado, porque a calha estará afundada e a água correrá com fluidez".
As famílias que tiveram seus imóveis alagados terão auxílio da prefeitura e serão cadastradas do Centro de Referências de Assistência Social (Cras). "Serão oferecidos materiais para que eles possam tocar o dia a dia. Vai ser um trabalho demorado porque temos que ir de casa em casa avaliar a situação, senão os aproveitadores que moram na região mais alta dizem que precisam de colchões e cestas básicas", explicou Mamoru. "Isso talvez dificulte um pouco o atendimento à população, mas é um atendimento mais justo, que vai realmente para as pessoas que precisam".