As fortes chuvas voltaram a castigar a região, nesta semana. Desta vez, a cidade mais prejudicada foi Itaquaquecetuba, onde teve registro de vários pontos com inundações, por conta do transbordamento do rio Tietê. Até a tarde de ontem, ainda havia reflexos do temporal que caiu sobre o município, na madrugada da última quinta-feira. Algumas ruas foram interditadas, uma ponte caiu, várias vias estavam alagadas e o trânsito ficou caótico na região das estradas de Santa Isabel e Mário Covas, que estão entre as principais rotas de acesso ao município.
Quem tentava chegar em Itaquá se deparava com o cenário de caos. Foi necessário o auxílio de agentes de trânsito para orientar os motoristas e manter o fluxo do tráfego de veículos. A ponte que interliga a rua Santa Rita de Cássia com a estrada Bonsucesso, na Vila Japão, caiu e as vias tiveram que ser interditadas. Segundo informações da prefeitura, ainda ocorreu um desbarrancamento no Jardim Marcelo e a queda de dois muros, sendo um no Jardim Viviane e outro na Vila Japão.
O nível do rio Tietê subiu tanto que o único meio de locomoção era o bote em algumas áreas da cidade, como ocorreu na região da Vila Japão. Apesar da intensidade dos problemas, não houve registro de feridos, apenas de perdas materiais. Até a tarde desta sexta-feira, muitas ruas continuavam alagadas e algumas pessoas ainda recebiam atendimento da Defesa Civil. Uma família, inclusive, ficou desalojada e se instalou, momentaneamente, no Ginásio Municipal de Esportes Sumioshi Nakaharada.
A estrada Mário Covas, no trecho que passa pelo Jardim Nova Itaquá, próximo ao Hospital Santa Marcelina, estava completamente inundado. Não era possível o tráfego com carros de passeio, apenas caminhões conseguiam passar pelo local.
Só na madrugada de quinta, choveu 120 milímetros. No ano inteiro de 2015 a cidade recebeu 360 milímetros de chuvas (leia mais na página 4). Ou seja, em poucas horas, choveu um terço do que foi registrado durante todo o ano passado. Os bairros mais afetados foram Jardim Caiuby, Louzada, Jardim Luciana, Jardim Maragogipe, Vila Japão, Maria Augusta, Vila Sônia, Jardim Fiorello, Vila Bartira, Jardim Miray e Bairro da Estação.