Quase 100 mil estudantes das redes municipais de ensino da região começam a receber os kits escolares em alguns municípios do Alto Tietê. São mais de 350 unidades de ensino. No jogo, que será entregue aos alunos, estão inclusos alguns materiais básicos como lápis, borracha, apontador e cadernos.
A primeira cidade a entregar o kit foi Itaquaquecetuba. Os materiais começaram a ser distribuídos no dia 25, para todos os alunos da rede municipal, dos quais 26,5 mil foram contemplados. Além dos materiais básicos, o kit contém caderno de cartografia e brochura, lápis de cor, pincel, tesoura sem ponta, giz de cera, tinta guache, além de canetas esferográficas azul e vermelha. Os itens foram entregues para os alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.
Em Ferraz de Vasconcelos, 20,7 mil alunos da rede municipal receberão o kit que contém uma mochila com lápis, borracha, folhas sulfite, cadernos, canetas, apontador e outros itens. No entanto, a prefeitura ainda está em processo licitatório para a aquisição dos materiais escolares, portanto, a previsão de entrega e a estimativa de investimentos ainda não foram definidas, segundo informação da Secretaria Municipal de Educação.
O número mais expressivo de alunos da rede municipal, no alto Tietê, encontra-se em Mogi das Cruzes, onde foram adquiridos 44.550 kits escolares que serão distribuídos nas 201 unidades da rede. A Prefeitura de Mogi pagou pouco mais de R$ 4,5 milhões para a aquisição dos materiais.
Os materiais já começaram a ser distribuídos na escolas mogianas com previsão para finalizar a entrega em 5 de março. Na composição do kit, além dos materiais básicos, os alunos também vão receber cola bastão, massa de modelar, papel de tamanho A4 colorido, pasta com elástico, pincel, tinta guache, giz de cera e lápis de cor.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cada kit será montado de acordo com a faixa etária do estudante. Há materiais para várias turmas divididos da seguinte forma: turmas de infantil I a Infantil III, Infantil IV e 1º ano, 2º e 3º anos, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos.
Em Arujá, a prefeitura ainda está em processo licitatório para a aquisição dos materiais.
Em Suzano, a licitação foi cancelada e a reportagem do Dat entrou em contato com a administração municipal para obter informações sobre o andamento do processo, mas até o fechamento desta edição, ninguém se posicionou.