O sistema para pagamento de débitos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), encontra-se inoperante desde anteontem em Suzano. Desta forma os contribuintes que precisaram utilizar os serviços não conseguiram ser atendidos ontem. A administração municipal, por sua vez, garante "operar normalmente".
Procurada pelo Dat, a prefeitura informou, por meio da Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi), que o sistema de gerenciamento apresentou falhas na segunda-feira, mas que ontem não enfrentava problemas.
A pasta orientou ainda que o contribuinte que precisasse pagar ou recalcular os débitos para esse tipo de ação com mais rapidez poderiam comparecer diretamente no setor de Dívida Ativa do município, localizado na rua Francisco Quadra Castro, 68, na região central de Suzano.
No entanto, ao entrar em contato como setor indicado para obter informações sobre o pagamento do IPTU de 2015 e a possibilidade da emissão da segunda via do boleto, a reportagem foi informada por uma atendente de que a ação não seria possível, já que o sistema estava inoperante, passando por uma atualização.
Ainda de acordo com a funcionária da repartição, o serviço deve ser normalizado dentro de dez ou até 15 dias.
Além disso, dentro deste período, os juros das cobranças continuarão a ser contabilizados independentemente do pagamento poder ou não ser efetuado em razão da falha no sistema.
Conforme apurado pela reportagem, a atualização do sistema municipal, citada pela funcionária do setor, vem sendo realizada pela empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de Suzano. Isso porque, com a virada do ano, é necessário efetuar a correção do IPCA no sistema para que os cálculos possam ser realizados devidamente atualizados. Somente depois deste procedimento é possível fazer a emissão de boletos para pagamentos e parcelamentos.