O estado de conservação da estrada Governador Mário Covas Júnior, que liga os municípios de Poá, Suzano e Itaquaquecetuba chama a atenção dos motoristas. A atual malha viária foi inaugurada há, aproximadamente, cinco anos e já é possível encontrar obstáculos por falta de manutenção no asfalto com buracos e outras depressões.
A situação mais crítica está no trecho da rotatória localizada no Miguel Badra, bairro de Suzano, onde tem um buraco enorme e é possível encontrar até calotas de carros que passam sem perceber as depressões.
Para o gerente comercial Ney Oliveira, de 37, a situação é de risco. "A noite é muito arriscado passar por aqui, porque esse já é considerado um lugar perigoso. A gente já tem que reduzir para passar na rotatória e ainda aparece um buraco desses na frente", disse. Ele ainda avaliou a situação da estrada como ruim. "Acredito que as chuvas frequentes deixam a estrada ainda pior, pois a qualidade do asfalto não é boa, mas a estrada é nova para se encontrar nessas condições", lembrou o gerente, pois a via foi inaugurada em maio de 2010.
O tráfego intenso de caminhões e as chuvas são agravantes para deixar a estrada naquelas condições para o feirante Benedito Pereira, 49. "É perigoso acontecer um acidente, principalmente, se alguém não conhece a estrada e passar por aqui à noite", observou. "Acredito que falta manutenção frequente, já que passam muitos veículos pesados por aqui".
O cabeleireiro Saulo Henrique, 34, utiliza a estrada Mário Covas como trajeto quando precisa ir à capital e também fez uma avaliação negativa sobre as condições da malha viária. "A estrada está em decomposição. E ainda existe o risco de acidentes se alguém que não conhece a estrada passar por esses buracos à noite, por exemplo", disse. "E quando chove a situação fica ainda pior".
Para o promotor de vendas Rogério Lisboa, 31, falta manutenção periódica para manter a via em boas condições de tráfego. "Só vão dar atenção quando acontecer um acidente aqui", afirma. "Um problema gera outro. Se não fazem os reparos, a situação só piora".
A reportagem do Dat questionou as prefeituras responsáveis pelas manutenções da via, mas até o fechamento desta edição, apenas as administrações municipais de Poá e Suzano responderam. Em Poá, o problema deve ser resolvido até o final desta semana no trecho que passa pela cidade, pois o maquinário já foi solicitado, segundo a prefeitura. Em Suzano, a Secretaria de Serviços e Manutenção garantiu que vai providenciar os reparos na via.