A reestruturação da rede estadual de ensino, onde os alunos poderão ser divididos nas escolas de acordo com o ciclo de ensino, conforme proposta do governo do Estado, não acarretará no fechamento de instituições nem em demissão de professores. A garantia foi dada pela dirigente regional de ensino de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, Vera Lúcia Miranda, durante reunião realizada ontem na Câmara de Suzano. Segundo ela, ocorrerá somente o remanejamento de alunos entre três escolas do Parque Maria Helena.
"Todos os dirigentes foram chamados para uma reunião na Secretaria de Estado da Educação na semana passada e lá foi explicado que a reestruturação se dará apenas entre escolas que estejam localizadas num raio de 1,5 quilômetro. Em Suzano, apenas as três instituições estão nessa condição", declarou.
Segundo Vera, com as mudanças previstas, que ainda serão apresentadas na pasta estadual no próximo dia 13, a Escola Estadual (EE) Professor Paulo Kobayashi receberá apenas alunos do ciclo II (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, enquanto a EE Carlos Molteni ficará com os estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano) em função de sua localização. "A unidade fica mais perto da estação de trem e do terminal de ônibus, dessa forma, os alunos mais velhos têm mais possibilidade de transporte", explicou.
Por fim, as crianças do ciclo I (do 1º ao 5º anos) ficarão instaladas na EE Manuel Santos Paiva. "O que acontece hoje é que o aluno mais velho chega irritado na escola por algum motivo e acabado destruindo os cartazes de alfabetização dos alunos menores, por exemplo. Dessa forma, a criança fica irritada, o pai fica descontente, o professor também. Esse é um exemplo só do que acontece hoje com o modelo atual. É preciso criar um ambiente adequado para cada ciclo", declarou.
A dirigente reforçou ainda que em Suzano e Ferraz não haverá fechamento de escola, mas que em outras cidades isso poderá acontecer. "Se, eventualmente, alguma escola ficar vazia com essas mudanças, ela será oferecida para o município para abertura de creche ou de escola de educação infantil. Se a cidade não precisar, o prédio pode ser usado para instalação de uma Etec, por exemplo". Ela reforçou ainda que no caso de Suzano faltam escolas e por isso não existe qualquer possibilidade de fechamento.
Professores
A reorganização também visa aprimorar as condições de trabalho dos educadores, segundo a dirigente. A meta é que os docentes tenham a possibilidade de escolher mais aulas em uma mesma escola, tendo menos deslocamentos e mais tempo para se dedicarem às atividades pedagógicas.