O nível de água do Sistema Alto Tietê (SPAT), composto por cinco represas situadas em nossa região, subiu pelo segundo dia consecutivo. Na manhã de ontem, o manancial operava com 15,3% da sua capacidade, segundo dados do relatório diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O Alto Tietê atravessa uma crise severa e, junto com o Cantareira, é o sistema com menor volume de água acumulado. Os dois sistemas operam no chamado volume morto.
Além de contar com as chuvas, previstas para hoje e amanhã, e com a economia da população, as represas da região receberam um reforço extra. Na tarde da última quarta-feira, 30, o Alto Tietê começou a receber 4 mil litros por segundo de água vinda de outro sistema. Nesse dia, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugurou a transposição de água do Sistema Rio Grande, braço limpo da Billings, no ABC paulista, que está cheio, para a Represa de Taiaçupeba, em Suzano, onde fica a estação de tratamento do Alto Tietê, responsável por abastecer cerca de 4,5 milhões - mas que opera com níveis muito baixos. 
De acordo com o governo estadual, essa é a principal obra emergencial deste ano para evitar o rodízio no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Essa obra vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas na porção leste da Grande São Paulo, além das zonas norte e leste da capital e dos municípios de São Caetano do Sul e Guarulhos.
Previsão do tempo
Segundo a meteorologia, deve chover na região entre hoje e amanhã - e até com possibilidades de granizo - o que deve ajudar a subir mais um pouco o nível do Sistema Alto Tietê. O sábado terá sol com muitas nuvens, pancadas de chuva à tarde e à noite, com máximas entre 29ºC e 30ºC em Mogi das Cruzes e municípios próximos. Já para o domingo, a previsão é de mais chuva, com as temperaturas máximas caindo para 21ºC.