Com entrega prevista para outubro, o Hospital Santa Maria, que está sendo instalado no prédio da antiga Unidade II da Santa Casa de Suzano e do antigo Hospital São Sebastião, terá capacidade para atender até 20 mil pessoas por mês no pronto-socorro (PS), que será o primeiro setor a entrar em operação. Na manhã de ontem, os proprietários da nova unidade de saúde apresentaram a reforma do prédio, que apesar de grande, já está bastante adiantada.
"Nós chamamos a Imprensa um mês depois de anunciar a abertura do hospital para dar uma satisfação para a população. Essa é a primeira vistoria oficial das obras. Resolvemos pôr praticamente toda a estrutura antiga no chão e fazer tudo de novo para oferecer um ambiente diferenciado e de qualidade, como os moradores de Suzano merecem", declarou o diretor presidente do Grupo Samed, Mannie Liu.
Segundo ele, o PS terá 1,3 mil metros quadrados para atendimento dos pacientes, que serão divididos por cores, sendo a vermelha para urgência e emergência e a verde para casos de baixa complexidade. "O setor vermelho terá três consultório, sala de emergência com três leitos, sala de repouso com sete leitos e sala de medicação com 14 cadeiras", detalhou o gestor executivo do Hospital Santana, Ruy Sergio Hernandes, que acompanhou a vistoria ao lado ainda do diretor superintendente da Samed, Adalcindo Vieira do Nascimento Filho, e do gestor executivo Paulo Cesar Fascina.O setor verde contará com dez consultórios, sendo um de ortopedia e os outros nove gerais.
Sobre as documentações necessária para abertura do PS, entre elas autorizações da Vigilância Sanitária Estadual, laudo do Corpo de Bombeiros e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Liu afirmou que estão todas adiantadas. "Os órgãos estão empenhados e comprometidos em concluir tudo de forma rápida e mantemos a previsão de entrega do PS para meados de outubro", declarou. A direção do hospital informou ainda que todos os equipamentos necessários para o início das atividades já estão sendo cotados e adquiridos.
Segunda fase
A segundo fase do hospital será a abertura do setor de internações e cirurgias. Em entrevista concedida há um mês, os diretores informaram que a estrutura total do hospital deve estar concluída em janeiro de 2016.
"Nós vamos ter novas reformas nos outros setores em andares em breve", adiantou o diretor presidente da Samed.
Nos primeiros meses, os pacientes atendidos no Santa Maria terão à disposição um serviço de transporte para o Hospital Santana, em Mogi das Cruzes, em caso de necessidade de internação ou cirurgia.