“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” A célebre frase de Rubem Alves, educador, teólogo, psicanalista e escritor, resume sua genialidade em compreender a alma da criança e a forma como ela se relaciona com o mundo. Para ele, ler é muito mais do que decifrar palavras, é brincar com ideias, sentimentos e fantasias possíveis. O autor defendia ainda, que a leitura deve ser um ato de prazer, jamais uma obrigação.

Esse legado de Rubem Alves, tem sido vivenciado por mim e pelos membros do Clube do Livro da Biblioteca Municipal José Andere, durante o evento “Ler e rua é brincar”, uma ação promovida em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A inspiração sentida durante o evento, aconteceu de momentos curiosos, onde as crianças questionavam a frase “um livro é um brinquedo?!”. A dúvida virou ponto de partida para um diálogo sobre o sentido da leitura, onde eu explicava que assim como uma criança brinca com um brinquedo, o leitor brinca com as palavras, cria sentidos, reinventa histórias e descobre novos mundos.

No início dos diálogos, os pequenos contestadores apenas balançavam a cabeça, desconfiados. Mas, após participarem das oficinas e jogos literários do evento, algo mudava. Ao final das atividades, os sorrisos e brilho nos olhos, confirmava que ler é brincar.

E é nesse brincar que a leitura cumpre seu papel estratégico: formar pessoas curiosas, criativas e humanas, como defendia Rubem Alves. Mesmo após sua morte, em 2014, seu pensamento segue vivo nas escolas, nas bibliotecas e nas práticas de quem acredita que educar é também encantar.

Profissionais que cultivam esse olhar, são essenciais para transformar a educação. E é esse espírito que levamos adiante com o evento “Ler e rua é brincar”, que já alcançou cerca de 300 pessoas, direta e indiretamente. Obrigado Rubem, por nos lembrar que ler é brincar, e que brincar é uma das formas mais sérias de aprender.


Marcelo Barbosa é jornalista, pedagogo e psicanalista. Autor da trilogia “Favela no divã” e “A vida de cão do Requis”.