Você se considera um bom professor? Muitos avaliam o trabalho docente sem conhecer uma sala de aula. Ensinar em turmas numerosas, com infraestrutura precária e recursos limitados, é um desafio diário. Soma-se a isso a escassez de profissionais, a falta de apoio ao ensino personalizado e o pouco acolhimento às dificuldades enfrentadas pelos professores, que precisam se atualizar constantemente para atender alunos com demandas que vão além do conteúdo.
Aliás, esse cenário foi mais uma vez escancarado pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025. A docência não deveria ser avaliada com base no desempenho dos alunos — que não são homogêneos —, mas sim pelos saberes que os professores constroem ao longo de sua trajetória. Maurice Tardif os classifica em quatro dimensões: pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais. Estes últimos são adquiridos quando conseguimos alinhar as discussões teóricas — fundamentais para nossas bases — à práxis em sala de aula, que é essencial para repensar o que, de fato, precisa ser transformado.
Essa vivência é primordial para compreender as dificuldades da profissão e reorganizar os sistemas, que nem sempre consideram as estruturas sociais, culturais e econômicas tão diversas. Tais fatores afetam os processos de ensino, que exigem escuta e observação; e de aprendizagem, que requerem acolhimento, entendimento e respeito aos diferentes modos de aprender de cada educando.
Torna-se cada vez mais desafiador colocar os propósitos em prática — aqueles voltados ao desenvolvimento integral dos alunos, para que possam voar em direção aos seus sonhos — quando precisamos nos desdobrar para enfrentar dificuldades que extrapolam a alçada docente. Os que estão em sala de aula, hoje, são persistentes e acreditam, sim, que a educação transforma, como vemos nos destinos promissores de muitos alunos que passaram por nós.
Por isso, merecem aplausos! E, mais do que isso, o apoio da sociedade. Porque, mais uma vez, ressalto: educar é um ato coletivo.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta