Os números divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de março revelam uma importante queda na geração de empregos nas cidades da região. No comparativo com o balanço anterior de fevereiro a redução foi de aproximadamente 65%, foram menos de 800 vagas em março e mais de 2 mil em fevereiro. Segundo o ministro Luiz Marinho, questões sazonais, como o carnaval no início do mês, afetaram os resultados.
As questões sazonais certamente têm seu impacto, mas é importante acender o sinal de alerta para a economia que oscila, apesar dos avanços tecnológicos e das oportunidades que surgem no exterior, fomentadas pelas mudanças tarifárias nos Estados Unidos.
Será que estamos fomentando devidamente as contratações? As empresas estão confiantes para expandir suas operações e aumentar as vagas? Temos profissionais devidamente qualificados para suprir as demandas do mercado, cada vez mais dinâmico e tecnológico, utilizando ferramentas como a inteligência artificial (IA), como destacamos na matéria especial do Dia do Trabalho da última quinta-feira (1/05)?
São muitas as perguntas, nem sempre com o resultado esperado para uma grande parcela da população desempregada ou se mantendo na informalidade, enquanto não surge uma outra oportunidade. Temos divulgado semanalmente as vagas nos serviços de encaminhamento de Prefeituras da região, e são milhares, mas nem sempre elas são conseguem ser preenchidas.
É preciso qualificar melhor a mão de obra, especialmente quando se trata de tecnologia, indo além dos cursos oferecidos na administração municipal, e buscar parcerias como ocorre em alguns casos com o setor produtivo para que o trabalhador se capacite e possa ser rapidamente inserido no mercado.
A união de esforços é sempre um bom caminho, que também passa pelo empreendedorismo. Empreender pode ser uma alternativa interessante para uma parcela dos trabalhadores, que crescendo com o negócio próprio abrem também oportunidades para outros profissionais.