Além de premiar com bônus em dinheiro as escolas estaduais que se destacaram e alcançaram as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação, os grêmios também receberão uma bonificação. Os recursos devem ser usados para a realização de projetos, focando nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente, ciência e tecnologia, comunicação, direitos humanos, saúde, protagonismo juvenil, promoção de equidade e diversidade, convivência e cultura de paz. Tudo feito com planejamento, seguindo os critérios estabelecidos e com a acompanhamento da escola. 

Muito importante que os alunos planejem e gerenciem o uso desses recursos, que não vultuosos, mas certamente farão a diferença sendo revertidos para eles mesmos, podendo estimular boas práticas e debates necessários sobre temas do momento, como a promoção da equidade e a diversidade. A intolerância e o preconceito infelizmente ainda é uma triste realidade e é preciso instigar os alunos a combatê-lo nas unidades de ensino, e também sendo multiplicadores em seus territórios. 

Da mesma forma trabalhar o protagonismo juvenil é fundamental para cidadãos mais conscientes e críticos, que possam atuar pela garantia de direitos e para que sejam ouvidos pela sociedade em geral. Eles também têm demandas específicas e precisam de mais espaços para expressar sua diversidade cultural e também para o lazer e as práticas esportivas. 

Destaque ainda para o dinamismo da ciência e tecnologia, com avanços a cada dia, como a inteligência artificial e a necessidade que todos teremos em aprimorar o que aprendemos utilizando ferramentas como essa. Um desafio ainda maior para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, sem o devido acesso a serviços de qualidade, que dirá a internet rápida.

Todos precisam estar inseridos nas inovações tecnológicas para que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho, como colaboradores ou empreendendo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e também social das localidades onde estão inseridos, com reflexos para o Estado e no país.