A presença digital tem sido um imperativo a todos, que precisam equilibrar os momentos presenciais aos virtuais como forma de se sentir presente, visível, atuante e em movimento. São poucos os que não estão nas redes sociais, e estes, em sua maioria, por opção própria, uma vez que, embora reconheçam a importância (em especial, profissional), sabem dos malefícios que esses ambientes proporcionam, sobretudo, à saúde mental.
Afinal, trata-se de um espaço que fomenta a perfeição, a positividade, a felicidade, a plenitude. A comparação com os outros, a exposição a vidas maravilhosas e a necessidade de validação social podem levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Isto gera consequências como ansiedade, depressão, irritabilidade, além do isolamento social, dificuldades em estabelecer relações, priorizar as confraternizações familiares, ocasionando o distanciamento da vida real, que não é perfeita.
Problemas fazem parte da vida, tanto dos adultos quanto das crianças; há dilemas que interferem nos âmbitos individual e coletivo; turbulências do cenário global impactam o nacional, assim como os do regional chegam ao local. Assim é o viver em um mundo em transformações, no qual somos envoltos por desafios, que exigem resiliência, superação, desenvoltura e disposição para pensar em soluções, tomar decisões, gerenciar situações, administrar os diversos papéis: pessoal, familiar, social e profissional.
A perfeição é inviável, mas a busca da plenitude – de, ao menos, sentir-se bem consigo mesmo e grato pelas conquistas – se torna necessária para vivenciar o hoje, sem deixar de agradecer o ontem e prosperar o amanhã. Acima do digital, priorize a presença física, valorizando os seus entes queridos, estes são o melhor remédio para combater os sintomas da era virtual. As redes sociais envoltas pelo calor humano são insubstituíveis.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta