Na edição digital de ontem (23) divulgamos o anúncio do Governo do Estado que deve pagar um bônus para professores e funcionários da rede estadual que alcançaram as metas estipuladas no ano passado. O valor chama a atenção, sendo de mais de R$ 12 milhões apenas para escolas da região.
Claro que sempre é importante comemorar os avanços alcançados pelos estudantes, estimulados pelos valorosos profissionais da rede pública de ensino, seja no Estado ou nos municípios, porém, ainda são muitos os desafios para que encontramos para que tenhamos a educação merecida e desejada por todos.
O incentivo financeiro é muito bem-vindo, semelhante ao que ocorre com os prêmios por metas em empresas privadas, um perfil do atual governo, mas ainda avançamos a passos lentos, e a educação pública necessita de mais investimentos em seus profissionais e para oferecer uma estrutura condizente e adaptada às necessidades dos alunos nos mais diferentes níveis de ensino.
Um investimento que deve ser cada vez maior a partir da educação básica, para fortalecer o ensino em sua raiz, acelerando a alfabetização dos alunos e seu entendimento dos conteúdos mostrados em sala de aula. Também é preciso incentivar o respeito e a valorização dos professores e toda a equipe escolar, mostrando o quanto são importantes para a comunidade em que atuam, para o Estado e para o país.
São os professores, auxiliado por toda a equipe de uma escola, responsáveis pela formação de futuros profissionais e, principalmente cidadãos que precisam ter um olhar mais crítico sobre a sociedade em que vivemos, se sentirem pertencentes ao seu território, e consequentemente mais participativos nos debates dos mais variados aspectos das cidades, como ocorre por meio dos Conselhos Municipais, por exemplo.
Sem uma participação social mais efetiva, o que é possível conquistar por meio da Educação, não haverá diversidade e atendimento real e eficientes às muitas demandas dos diferentes grupos que formam nossas cidades. Educação é e sempre será a base para avançarmos cada vez mais.