Mulheres 

Fechando o mês de março, destaque para o protagonismo feminino na produção científica do Estado. Dos 1.122 artigos científicos publicados nos últimos sete anos por cientistas do Butantan, 754 são de pesquisadoras, colaboradoras, técnicas ou estudantes vinculadas diretamente à instituição, ou que desenvolvem suas pesquisas em programas de pós-graduação ou iniciação científica nos laboratórios do Instituto, órgão ligado à Secretaria de Saúde (SES) de São Paulo. Elas assinaram 67% dos trabalhos feitos totalmente dentro do Butantan e divulgados em revistas indexadas (associadas a uma base de dados) entre 2018 e 2024.

Mulheres II 

Os números do Instituto Butantn superam os índices nacionais, de acordo com o relatório “Em direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil”. O levantamento, lançado pela Elsevier-Bori em março de 2024, mostra que, em 2022, 49% da produção científica do país contava com pelo menos uma autora (não necessariamente em posição de liderança).

Escolas 

O governo do Estado de São Paulo conta atualmente com 769 escolas climatizadas, 15% do total da rede. Desde 20 de fevereiro, a gestão paulista instalou aparelhos de ar-condicionado em 145 escolas, uma média de quatro por dia. O projeto, segundo o Estado, busca melhorar as condições de aprendizado a partir do conforto térmico a alunos e professores. A meta para o ano letivo de 2025 é atingir 1.000 unidades climatizadas, o que representa aproximadamente 20% de toda a rede estadual de ensino.

Formação

Na última quinta-feira (27/03), gestores e coordenadores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram de uma formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), documento que orienta a aprendizagem dos alunos com deficiência segundo suas necessidades. O encontro, promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, buscou alinhar diretrizes e práticas do PEI para garantir adaptações pedagógicas eficazes ao público da Educação Especial.