Ainda Estamos Aqui...  Orgulhosos com a conquista do primeiro Oscar do Brasil e em êxtase ao acompanhar o país ser levado às alturas com a produção "Ainda Estou Aqui", vencedora na categoria "Melhor Filme Internacional".

Ainda Estamos Aqui... Maravilhados com a produção dirigida por Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello. Produzida por uma equipe de excelência, que, coletivamente, trouxe ao público nacional e internacional a importância das memórias não só para o registro histórico como também para comover a sociedade ao revisitar um passado para construir um novo presente e pensar em um futuro melhor.

Ainda Estamos Aqui... Celebrando a valorização do cinema brasileiro, de todos os profissionais que o desenvolvem, da história de uma nação que sobreviveu a mais de vinte anos sob um regime ditatorial e da sensibilização a inúmeras famílias que até hoje convivem com os impactos, sobretudo emocionais, deixados por esse período sombrio. 

Ainda Estamos Aqui... Parabenizando o reconhecimento de um dos bens mais preciosos de uma nação: a sua cultura! Ela destaca a pluralidade artística dos seus povos, o registro de seus percursos históricos e contribui para o não apagamento das evidências que narram suas lutas para a conquista de direitos, dentre eles, os humanos.

Ainda Estamos Aqui... Saltitantes com essa conquista que, para a área educacional, também é significativa. Em um período em que muitos tentam "apagar nossas memórias", inclusive, com a diminuição da carga horária destinada às disciplinas da História, Geografia, Filosofia e Sociologia, por serem consideradas "dispensáveis" à formação dos nossos estudantes, esse Oscar pode fortalecer aqueles que lutam pela valorização histórica de uma nação. 

Ainda Estamos Aqui... Acreditando na potência da cultura para levar ao público lembranças que nos ajudem a entender o passado, reinventar o presente e prosperar o futuro. Que o Oscar resgate o reconhecimento da arte, que, pelo cinema, teatro, livros, músicas, pinturas, dentre outras linguagens, retrata realidades – belas ou ruins, felizes ou tristes, originais ou questionáveis – que ampliem os entendimentos de um mundo ainda emblemático.

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta