Celulares nas escolas! Este tema está em destaque após o presidente Lula sancionar o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que limita o uso dos aparelhos nas unidades da Educação Básica. A nova legislação prevê exceções para fins pedagógicos, desde que supervisionados por professores e para estudantes com necessidades de acessibilidade.
Entre proibir ou restringir, um dos caminhos é o equilíbrio no uso desses recursos, uma vez que eles fazem parte da contemporaneidade. Há, sim, os malefícios, comprovados pela ciência, dentre eles os relacionados à saúde mental daqueles que passam horas em um ambiente virtual que cultua o mundo perfeito. No entanto, na área educacional, todos os recursos recebem um olhar atencioso, de cunho pedagógico, a fim de explorar os pontos positivos e entender os negativos.
Com as turmas trabalhamos os combinados para o aprendizado ser significativo e as regras de convivência para o ambiente ser respeitoso. O mesmo vale para o celular, que possui potência educativa, desde que ela seja apresentada aos jovens. Por meio dele, muitos estudam, acessam suas salas virtuais, fazem suas tarefas no Google Workspace, conectam com os grupos de trabalhos. Há uma infinidade de atividades, que perpassam, por sua vez, por uma educação midiática.
Existem inúmeros recursos utilizados nas aulas, que são mais híbridas, reunindo atividades presenciais e virtuais, explorando as tecnologias em um planejamento que exige, por parte do professor, criatividade e inovação.
Esta educação, por sua vez, exige o equilíbrio! Há escolas e escolas! Algumas têm suas regras, e os alunos, de fato, usam os celulares nos momentos educativos. Em outras, o aparelho é liberado, e o professor tem de lecionar diante de alunos conectados com o seu mundo e não o que está vivenciando à sua frente.
Há um universo paralelo preocupante. Porém, há um outro que demanda mediação para que os jovens aprendam a vivenciar a cultura digital de forma equilibrada, responsável, ética e sadia. A educomunicação pode ajudar a promover relacionamentos mais saudáveis com as tecnologias.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta