O fim do ano se aproxima, um momento bastante aguardado não apenas por quem gosta do clima do Natal e de festas, mas principalmente pelo comércio. A expectativa é grande para um aumento crescente no fluxo de consumidores, o que se reflete na contratação de profissionais temporários, que já somam cerca de quatro mil pessoas, segundo o Sindicato do Comércio Varejista da Região do Alto Tietê (Sincomércio).
Representante dos comerciantes da região, a entidade se mostra bastante otimista com a proximidade da data, e pelo cenário que se desenha, o número de oportunidades para profissionais pode ser ainda maior, com contratações seguindo até meados de novembro.
O momento é positivo para quem busca uma vaga para voltar ao mercado de trabalho e também jovens na disputa pelo primeiro emprego, ainda com a chance de que a oportunidade temporária se torne efetiva, de acordo com o seu desempenho e a empresa contratante.
Depois de tempos difíceis com o isolamento exigido pela pandemia de Covid-19, que teve o comércio como um dos setores mais impactados, o segmento respira e, ao que tudo indica, volta a crescer. E é preciso se adaptar às novas demandas com o crescimento do comércio eletrônico, usar ferramentas digitais e estar presente nas mídias também faz parte do negócio.
Assim como os negócios precisam evoluir para se manter no mercado, também o profissional precisa investir na capacitação para se tornar um talento almejado pelo segmento, também cada vez mais exigente. Não apenas a experiência, mas também a qualificação, são diferenciais no momento da contratação.
Nossos votos de que as previsões otimistas do Sincomércio se confirmem e tenhamos um fim de ano de vendas ainda melhores para o comércio regional. Uma expressão comum hoje é o ganha-ganha, e nesse cenário bastante otimista, ela se aplica bem, pois ganham os empresários com melhores resultados, ganham os trabalhadores temporários com mais oportunidades, e o consumidor com um atendimento cada vez melhor qualificado.