Itaquaquecetuba tem sido manchete nos últimos dias, não apenas por completar seus 463 anos, mas por promover o Itaquá Rodeio Fest, considerado o maior rodeio de portas abertas do Brasil, que recebeu mais de 310 mil pessoas nos primeiros cinco dias de evento. A cidade promove as comemorações com presença de vários artistas famosos em parceria com a iniciativa privada, informação que parte da população desconhece Por esse motivo, muitos moradores questionam se os valores gastos nesses grandes eventos deveriam partir para outros setores como a saúde, educação e assistência social, por exemplo.

De fato, é direito da população cobrar por melhorias, principalmente na saúde, já que em muitas cidades do Alto Tietê, o atendimento deixa a desejar. Porém, Itaquá tem tido grandes mudanças nesse setor, como divulgou a Prefeitura. Um balanço apresentado pela Secretaria de Saúde, em referência ao aniversário da cidade, destaca o avanço do município nos últimos meses, além dos novos equipamentos entregues, o aumento no número de atendimentos e, principalmente, as melhorias na qualidade e agilidade dos serviços prestados.

As novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) entregues são de extrema importância para uma cidade em constante crescimento populacional como Itaquá. Os equipamentos auxiliam os moradores com mais vagas de atendimentos, com mais especialidades e realização de consultas e exames. As UBSs também são responsáveis pelas campanhas de vacinação que continuam a todo vapor. Outra ação que a Pasta promoveu são os mutirões casa a casa para ampliar a vacinação da população, isso sem contar os serviços de urgência e emergência que complementam os atendimentos.

A população não só pode, como deve cobrar que sejam feitas melhorias nesses setores que são de maior interesse, e mais, é importante que novos equipamentos sejam inaugurados ou reformados, e ações periódicas sejam promovidas. Porém, também cabe celebrar os avanços conquistados para uma saúde de qualidade, um bom atendimento e acolhimento para benefício de todos.