Nesta segunda-feira, dia 5 de junho, comemoramos o Dia do Meio Ambiente. O objetivo da data é conscientizar a sociedade sobre a crescente necessidade de proteger e cuidar do meio ambiente, não apenas no Brasil, como em qualquer país do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.

Na região, temos um importante marco ambiental que é a nascente do rio Tietê, localizada em Salesópolis. A cidade está em uma região serrana da qual 98% de seu território está inserido na Lei de Proteção dos Mananciais (Lei Estadual 898/1975), que disciplina o uso do solo para proteção das nascentes, cursos e reservatórios de água e demais recursos hídricos de interesse da Região Metropolitana de São Paulo. Uma das proibições da lei é a instalação de indústrias poluentes na área de proteção.

Existem muitas atitudes que podem contribuir para a preservação do meio ambiente, como, por exemplo, separar o lixo e descartá-lo em locais adequados. Infelizmente não há coleta seletiva em todos os lugares, mas as cidades da região possuem ecopontos, que são locais para o descarte de resíduos que não são atendidos pela coleta comum, sem custo para a população.

Além disso, não deixar as luzes acesas, desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas e economizar água tomando banhos rápidos e fechando a torneira enquanto escova os dentes, também contribui para a preservação do meio ambiente.

Já que os bons hábitos começam na infância, é preciso que crianças e jovens se preocupem e entendam sobre questões ambientais. Em Mogi das Cruzes, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com a 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade, que começou nesta segunda-feira e irá até o dia 30 de junho.

Estimular o cuidado com o meio ambiente desde sempre é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência.