Nesta quinta-feira (8), Dia de Corpus Christi, data tradicional para os católicos, tem início mais um feriado prolongado e como sempre é esperando um grande aumento do fluxo de veículos nas estradas que cortam a região. Nosso destaque para a Mogi-Bertioga, onde os congestionamentos são frequentes nestes períodos, e a expectativa do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pela via, é que o movimento seja acima de 40 mil veículos.

Embora a estimativa para o movimento da via que liga à região ao litoral esteja abaixo de outros feriados com o clima quente do verão, acima de 80 mil veículos, ainda assim a circulação estimada para o feriadão supera e muito o fluxo normal da via. Esse aumento impacta a vida de quem mora nos arredores, dificultando o acesso a outras localidades, principalmente para quem depende do transporte público.

Além dos impactos na vida de quem vive nos arredores, a estrutura da via é alvo de preocupações constantes. A última interdição, consequência das fortes chuvas no início de fevereiro, ressalta os desafios e as obras que a via necessita para suportar as mudanças no clima e também o grande fluxo de veículos. É preciso que o Estado vá além das obras emergenciais e aprofunde os estudos para tornar a rodovia mais segura.

Falando em segurança, para aproveitar bem os dias de folga, o maior movimento nas estradas também merece a atenção redobrada do motorista, assim como a neblina comum nesta época do ano. Destaque também para a manutenção do veículo, que deve estar sempre em dia antes de pegar a estrada, e o mais importante, se beber, não dirija.

Entre as recomendações de uma das concessionárias, a CCR RioSP, responsável pela Via Dutra, está a redução gradual da velocidade em caso de neblina, manter distância do veículo à frente, e a atenção aos painéis de mensagens variáveis espalhados ao longo da rodovia. Este último cuidado cabe a qualquer via por onde o motorista passe, nos painéis estão importantes mensagens de orientação e alerta.

Afinal, todo cuidado é pouco no trânsito, especialmente nos feriados.