Nos últimos anos, vem diminuindo a quantidade de professores nas unidades escolares, assim como o interesse em ingressar nos cursos de Licenciatura e Bacharelado voltados à Educação. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, se este cenário persistir, existe a possibilidade de um apagão na área educacional. A projeção é de que, até 2040, faltem 235 mil professores, em especial na Educação Básica.
São muitos os desafios na carreira docente, tornando-a desinteressante para os calouros, que deixam os cursos no meio do percurso; e exaustivo para os veteranos, que têm abandonado a profissão por conta do desgaste físico e emocional. De acordo com o estudo, a sobrecarga de trabalho, falta de infraestrutura e os baixos salários são os principais motivos para o "futuro apagão". Mas estes são os mais conhecidos, inclusive, por quem planeja ingressar na área.
A verdade é que a jornada docente envolve responsabilidades além das voltadas ao acompanhamento da aprendizagem. Atualmente, cabe aos educadores, com seu olhar investigador - sob os aspectos clínico, terapêutico e pedagógico -, reconhecer as dificuldades dos alunos e desbravar os motivos para as suas limitações cognitivas. Há a preocupação com a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida, as condições sociais e econômicas.
Esses profissionais têm, ainda, de resgatar valores essenciais para o combate ao desrespeito, preconceito e a violência para propagar uma cultura de paz no ambiente escolar.
Persistir ou desistir? Saem de cena os que cumpriram sua missão, os que chegaram ao seu limite físico e mental, os que se veem em outra vocação, os que se assustam com as primeiras impressões. Permanecem os que têm um propósito! Aqueles que acreditam que ainda é possível transformar realidades. Parece utopia, mas é uma possibilidade. Mudanças são emergentes! E elas começam pelo processo educativo do ser humano.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.