Os tempos têm sido difíceis em razão das tragédias provocadas pelos temporais que assolaram o Litoral Norte, e também na região, causaram a morte de um homem em um deslizamento em Ferraz de Vasconcelos. Situação que mantém Ferraz, Itaquá e Mogi das Cruzes em estado de emergência, com pessoas desalojadas que muitas vezes ainda não sabem quando poderão voltar para casa.

São problemas como já dissemos aqui que se repetem, e se agravam com a intensidade cada vez maior dos temporais, que ocorrem por mais tempo que em anos anteriores. A sensação é de surpresa, mas as chuvas sempre estiveram aí, fechando o verão para a próxima estação, causando estragos menores talvez, mas gerando prejuízos semelhantes. O planejamento é fundamental para que o próximo verão seja diferente.

O que sempre é garantido também é a solidariedade da população, com diversas mobilizações para arrecadar doações para vítimas dos temporais no Litoral Norte e na região.

Na pauta da sessão da Câmara de Mogi de ontem, um tema que preocupa a todos e impacta a região: a interdição da Mogi-Bertioga, que deve ser tema de uma Comissão de Vereadores. A rodovia não é apenas o acesso ao lazer do mogiano e de outros moradores do Alto Tietê, é importante para o comércio local e para o deslocamento de quem estuda ou até mesmo trabalha na região. Tanto que a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) liberou o regime domiciliar de ensino para quem mora no Litoral Norte pelo período em que a interdição se manter. A previsão é de uma liberação parcial em dois meses.

Os impactos da interdição da via, que costumamos ver lotada de carros durante o verão, têm sido mostrados pelo Mogi News/Dat, como o aumento da passagem para quem parte de Mogi, já que o trajeto aumentou em 100 km, distância superior ao acesso até São Paulo. Destaque também para a queda na venda de passagens registrada na rodoviária de Mogi, acima de 80%. São diversos setores impactados, que na verdade, esperam melhorias urgentes para a via que é um dos atrativos da região, ligando em tempos normais a região ao litoral em pouco menos de uma hora.