A liberdade para se expressar é a coisa mais bela de que um homem dispõe. Assim, dentro daquilo que nos consideramos humanos, precisamos de: mais força, para resistir às nossas fraquezas; mais inspiração, para iluminar nossa mente interior; mais aprendizado, para eliminar a nossa ignorância; mais sabedoria, para vivermos mais tempo e sermos mais felizes; mais verdades, para suprimir enganos; mais saúde, para desfrutar de nossa riqueza; mais paz, para ficar em harmonia com nossos Irmãos.

Precisamos de: mais desafios, para fazer tentativas; mais talentos, para criar o extraordinario; mais mãos amigas, não de afagos mesquinhos e cínicos; mais esforços, não de preguiça disfarçada; mais piadas, para esquecer rir de nossas preocupações.

Precisamos de: mais paciência e não de vontade indevida; mais foco, para evitar distrações; mais otimismo, e não pessimismo; de mais justiça, não de injustiça; mais fatos, não de ficção; mais educação, para superar o analfabetismo; mais habilidades, para conter as incompetências.

Precisamos de: mais sorrisos, para iluminar nossos dias; mais estadistas do que políticos nota zero; de mais mudança em nós mesmos, para mudar a vida dos outros; de mais compreensão, para fazer frente a nossos mal-entendidos; de mais simpatia, e não de apatia; de mais perdão, e de menos vingança; de mais irmanação para que todos se sintam iguais.

Bafejados que somos, até agora, com toda sorte de insinceridades, desonestidades e de mentiras, quando não de ódio, não se tem tido meios para praticar, mesmo à revelia dos detentores de poder, tudo o que foi proposto antes? Muito embora a desonestidade só possa ser vantajosa por breves instantes, fica o desafio: a verdade sustentada pelo Amor é muito mais viável que o engodo, com toda sua ausência de virtude. Assim em substituição ao ódio, precisamos cada vez mais de Amor; de mais pacificadores, não de revolucionários e com eles, criarmos um paraíso na Terra; de mais espiritualidade, sem a cobertura de qualquer religião; de mais liberdade, não de escravização!

Raul Rodrigues é Mestre em Engenharia e ex-professor universitário.