Mogi está prestes a receber um investimento total de R$ 629,8 mil por meio de parcerias entre Prefeitura e o Governo do Estado. O recurso será enviado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do programa estadual Cidade Acessível, cujo objetivo é tornar o município mais inclusivo para pessoas com deficiências.

Com o recurso, será feita a transferência e instalação de máquinas de musculação adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, a compra de uma van adaptada para receber pessoas com deficiências e ainda a implementação de playground adaptado para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. 

Os novos serviços e equipamentos reforçarão um caminho que já vem sendo traçado há bastante tempo em Mogi. A cidade tem demonstrado, por meio de serviços e prédios públicos, que investe na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, prova disso é a unidade da AACD e o Centro de Paradesporto.

No final de 2022, durante prestação de contas do seu governo, o prefeito Caio Cunha (Podemos) informou que o Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (Cias), construído no Rodeio, poderá receber a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que é um centro governamental de atendimento às pessoas com deficiência e seus familiares que tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras.

A negociação está em andamento e, caso o programa se concretize, a cidade contaria com um polo de atendimento para pessoas com deficiência ainda mais completo e funcional.

A expectativa é que esses projetos avancem, que a população se beneficie cada vez mais deles e que as demais cidades da região também trabalhem nesse sentido. 

É preciso fazer o básico ainda em algumas cidades, como garantir a acessibilidade nas ruas com o rebaixamento de calçadas, mas também avançar com serviços de qualidade que realmente façam a diferença na reabilitação de crianças e adultos. Para isso é preciso o principal: vontade política e recurso.