Os fatos ocorridos ontem no Brasil falam por si só. Temos um país que tem parte de sua população que é composta por delinquentes. São pessoas que não respeitam as leis e acham que podem resolver as coisas com violência.
Temos acompanhado desde o final da eleição, um verdadeiro show de bizarrices praticados por pessoas alucinadas, desinformadas, ignorantes e, acima de tudo irresponsáveis. São pessoas que levaram idosos e crianças para as portas de quartéis. E tudo isso com a complacência dos nossos bravos militares que consumiram milhões com picanha, leite condessado, Viagra e prótese peniana. E é também nesse nossa briosa forças armadas que abrigam os 79 mil militares receberam Auxílio Emergencial indevidamente, conforme informa o Tribunal de Contas da União (TCU).
Faz parte desse time também, o homem (se é que é possível usar essa designação) que agrediu uma mulher na Avenida Angélica, em São Paulo. E por que ela foi agredida? Por tentar defender uma mulher idosa que estava sendo agredida por bolsonaristas, todos cidadãos de bem. Aqueles que adoram dizer "Deus, Pátria e Família.
E por mais que tivessem várias pessoas e inclusive policiais no local, ele voltou pro carro em absoluta segurança. Mas é bom frisar que a cara desse marginal e a placa do carro de onde ele saiu para agredir a mulher já estão circulando nas redes sociais.
Faz parte dessa horda de delinquentes, todas as autoridades que foram omissas diante de tal baderna. Baderna essa defendida por aqueles que, em diversas ocasiões, chamavam de baderneiros professores, operários, sem terra e sem teto que se manifestavam sem provocar os tumultos praticados ontem e em dias anteriores.
Inclusive, tem um grupo de tecnologia em Mogi das Cruzes (GoPolo) que funcionou como articulador de pessoas para irem para Brasília participar dos Atos Antidemocráticos. Inclusive já estou encaminhando essa informação para o endereço fornecido pelo governo ([email protected]) para denunciar pessoas que participaram ou organizaram esses atos de vandalismo.
Agentes patrimoniais do Palácio do Planalto já confirmaram, em reunião interna com servidores, o roubo de iPhones, computadores Macbooks Pro, armas e lentes de fotografia durante ato terrorista de bolsonaristas nesse domingo. São delinquentes ou não?
Bolsonaro é o delinquente mor. Precisa responder por todos os seus crimes. Tanto os de ação, quanto os de omissão. Ele e família. Incluo aí o Boy (Valdemar Costa Neto), que jogou o restinho de dignidade que tinha no lixo, ao se associar a esse fascista de meia tigela.
Mas eu tenho uma certeza. Certeza e convicção de que a democracia prevalecerá. E caso o Moro leia esse artigo, acrescentaria. Tenho, além de convicção, provas.
Afonso Pola é sociólogo e professor.