Bertioga
A ampliação do sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul, para as vias públicas de Bertioga que dão acesso à praia da Enseada, no centro da cidade, pegou muitos moradores do Alto Tietê de surpresa, além de gerar reclamações. Isso porque a medida foi adotada em 29 de dezembro, com validade de 70 dias, ou seja, somente na temporada de verão, e sem as devidas orientações para os motoristas, que não localizam vendedores do talão pelas ruas. O turista ou morador do município encontra somente placas destacando o horário da cobrança e um QRCode.
Sem opção
Quem é notificado encontra um aviso no painel do veículo sem instruções sobre como proceder. No papel é explicado apenas que a regularização deve ser feita em até 15 minutos por meio de aplicativo para celular. Passado esse curto período, a multa no valor de R$ 195,23 já é aplicada.
Limitado
Chama a atenção a limitação de informações, do prazo e de formas para regularização da situação. Se o motorista estiver sem celular, não conseguir baixar o aplicativo ou se não tiver um cartão para fazer a compra do crédito do sistema rotativo de forma digital não terá como fugir da multa.
Arrecadação
Pela forma como a medida foi adotada e pelas escassas informações divulgadas pela Prefeitura de Bertioga, inclusive no site oficial, fica a impressão de que a intenção é aumentar a arrecadação durante o verão a partir do desconhecimento dos condutores acerca da novidade.
Aposentadoria
Aposentadorias com reajuste começam a ser pagas em janeiro. Para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.320 em 2023), os depósitos serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos feitos a partir de 1º de fevereiro.
Volume
Para saber quando irá receber, o segurado precisa conferir o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual, de acordo com o INSS.