Um dos períodos mais aguardados do ano por muita gente vem aí, é o carnaval, um feriado disfarçado, que na verdade é um ponto facultativo no poder público, e se transformou em dias de folga também na iniciativa privada. Momento para muitos de exorcizar as tristezas do dia a dia, aproveitando a alegria da folia, que este ano será em fevereiro, e para outros representando merecidos dias de descanso.
Na cidade de Biritiba Mirim, porém, não haverá festa neste ano promovida pela prefeitura. A administração municipal comunicou no início da semana que os recursos da folia vão complementar a aquisição de duas vans para a saúde, uma delas adaptada para atender pessoas com deficiência. Sem dúvida, uma ação necessária que melhor atende à destinação do dinheiro público do município, uma das menores cidades da região.
Porém, há cidades com mais recursos em que a festa está garantida para aqueles que gostam e a programação vem sendo planejada para que o gasto seja reduzido e não haja um grande impacto nas contas públicas, como Mogi das Cruzes que este ano terá blocos de rua e as baterias de escolas de samba devem se apresentar no Pró-Hiper. A cidade, assim como Suzano, não deve ter desfiles de escolas de samba.
Da mesma forma que representa despesas, o carnaval também movimenta a economia, principalmente o setor turístico, trazendo público da região e de outras localidades para serviços de hospedagem e para bares e restaurantes, por exemplo. E neste cenário reflexo também nas estradas da região, onde o tráfego deve superar as expectativas mais otimistas, principalmente com sentido ao Litoral, no caso da Mogi-Bertioga, onde não são raros os congestionamentos neste período, começando ainda no perímetro urbano da rodovia.
O carnaval é um período que, sem excessos, pode ser o alívio necessário para mais um ano, que começa repetindo problemas de outros tempos, como os estragos das chuvas e a violência que, por vezes, não dá trégua, por isso o reforço das forças de segurança é sempre bem-vindo. É preciso um respiro para recomeçar 2023.