A Constituição Federal, em seu artigo 133, preceitua que "o advogado é indispensável à administração da justiça" e, portanto, ao lado de outros atores, desempenha a nobre missão de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Através da Justiça, se busca assegurar os direitos fundamentais da pessoa humana em conformidade com o que é direito e o que é justo. Etimologicamente, o termo vem do latim 'justitia' e é o princípio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Ela é representada pela deusa grega Themis - aquela que mantém a lei e a ordem - e era invocada para solucionar situações de conflito, tratando de assuntos comuns dos homens. A deusa segura na mão direita uma espada que representa a força para combater à injustiça; na mão esquerda uma balança que demonstra igualdade e equilíbrio; além da venda nos olhos para simbolizar que todos são iguais perante a lei.
No dia 8 de dezembro, Dia da Justiça, resgata-se a história da deusa Themis e também a etimologia da palavra Justiça, para destacar a importância da sua aplicação para a ordem constitucional e social, bem como para exaltar os éticos, probos e honrados atores que contribuem incansavelmente para a concretização da Justiça.
Não poderia deixar de destacar a importância de todas as instituições que compõem o arco de aliança da justiça: Advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Judiciária e Magistratura. A atuação de todas elas assegura acesso à Justiça, fortalecimento do judiciário e consolidação da democracia.
E, nesse contexto, na condição de presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - Abracrim, enalteço o nobre e fundamental papel do advogado e da advogada criminalista na defesa da cidadania e da liberdade.
É a advocacia criminal indispensável para a concretização da justiça, sendo, portanto, merecedora de respeito e valorização pelo seu trabalho para o fortalecimento do Estado de Direito e pelo seu contributo para o alcance da paz social.
Sheyner Yàsbeck Asfóra é presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim)