Os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), divulgados mensalmente pelo governo do Estado e em destaque na edição de hoje, acendem um sinal de alerta para a região. De acordo com os números de novembro, apurados pela reportagem, houve um aumento no número de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. O número saltou de 9 no ano passado, para 14 neste ano. E destas 14 vítimas fatais, cinco perderam a vida no trânsito de Mogi das Cruzes, sendo três delas motociclistas.
Os números assustam e chamam a atenção para a necessidade do endurecimento da legislação, no que se refere aos envolvidos em acidentes de trânsito para que não se repitam novas situação de imprudência, e principalmente para o aumento do investimento na conscientização e preparo de motoristas e pedestres. Iniciativas a favor do trânsito seguro se intensificam no mês de maio, com a campanha Maio Amarelo, voltada para a prevenção e diminuição dos índices de acidentes, mortos e feridos no trânsito, e ações educativas. Muitos municípios da região promovem a campanha, porém ela deveria ser permanente e estar incluída na rotina de todos.
Não há dúvida que é preciso que todos assumam sua responsabilidade no trânsito, como costuma-se dizer, o motorista não está apenas dirigindo para si, mas para todos que compartilham do mesmo espaço. Da mesma forma, que cabe ao Poder Público a fiscalização e manutenção das vias, que sem os devidos reparos também colaboram para que novos acidentes ocorram.
Recentemente foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Lei 16.292/2016 que institui o "Dia Estadual das Vítimas do Trânsito", com data marcada para o terceiro domingo do mês de novembro. Mais uma ação com foco na segurança e conscientização. Porém, mais que datas no papel, precisamos de ações na prática, de uma verdadeiora mudança comportamental. É preciso estimular o respeito ao que estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), como também todos que transitam pelas vias das cidades.