Um ano marcado por recomeços, recuperações, resgates, buscas ativas, novas estratégias e, acima de tudo, esperança ao cenário educacional com a retomada do ensino e da aprendizagem aos cerca de 36 milhões alunos da Educação Básica, 8,4 milhões do ensino superior e os 123 mil da pós-graduação (stricto-sensu) e os mais de 1 milhão das especializações (lato-sensu), que regressaram às aulas presenciais em 2022.

Uma série de ações emergenciais realizadas por instituições públicas e privadas conduziram os programas destinados à recuperação das aprendizagens, a fim de amenizar o déficit educacional deixado pelo período pandêmico, quando os estudantes foram submetidos ao ensino remoto emergencial, que, durante dois anos, conduziu o processo educativo. Nem todos acompanharam as aulas virtuais, estima-se que cinco milhões de educandos da Educação Básica ficaram sem acesso ao ensino na época. Enquanto os demais as assistiram de acordo com as suas condições sociais e econômicas.

Foi um período em que as desigualdades foram evidenciadas, assim como a impossibilidade de colocar em prática o objetivo da Educação: o de ser um direito de todos, oportunizado de forma justa, democrática e igualitária, independentemente das regionalidades.

Em 2022, o imperativo foi recuperar as aprendizagens para superar as lacunas das crianças em fase de alfabetização; dos alunos de evasão, em especial, os do ensino médio; dos jovens que se preparam para os vestibulares; dos universitários que se dedicam à formação profissional.

A pandemia mudou os modos de ensinar e aprender, revelando as tendências para o cenário educacional. E elas ganharão destaque nesta coluna, que assumo a partir desta semana. Sou jornalista, professora e educomunicadora, por aqui dividirei reflexões sobre as mudanças que visam a uma educação para o futuro.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA/USP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete