O último turno terminou no domingo e foi-se o tempo das grandes faixas, muros pintados com números de candidatos, a campanha eleitoral migrou, principalmente para as redes sociais, com grande impacto também da TV aberta. O horário eleitoral, aliás, volta ao rádio e à TV na sexta-feira, dia 7 de outubro.
Na internet, é positivo dar espaço para candidatos com menos recursos, que podem apresentar suas propostas em diferentes plataformas, e por outro lado, infelizmente, em grande escala, temos a desinformação circulando e as famigeradas notícias falsas. Cerceadas em parte pela proliferação de serviços de checagem tanto na mídia como nos órgãos oficiais.
Mas, mesmo com avanço das mídias digitais, ainda eram comum neste primeiro turno das eleições bandeiras pela cidade e a distribuição de material de propaganda, os populares "santinhos", espalhados em Mogi das Cruzes e região, inclusive, no dia da votação em grande quantidade no entorno de escolas, como a EE Galdino Pinheiro Franco, no distrito de Braz Cubas, em Mogi, o que é considerado propaganda irregular. A escola é o maior colégio eleitoral da cidade com 25 seções.
Políticos das mais variadas vertentes apostaram na distribuição de material, que, não é preciso ser um estudioso do assunto, vai ser jogado pelas pessoas contratadas e raramente dado de mão em mão como se espera. Também não é folclore, embora felizmente cada vez mais raro, pensar em alguém que pega um desses papeis do chão para definir alguns dos seus candidatos. Mesmo sendo cinco cargos em disputa no último domingo - deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República - nada que a famosa "colinha" não resolva.
No dia 30 de outubro, voltamos às urnas para o segundo turno para decidir quem ocupará o Palácio dos Bandeirantes entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (REP), e no posto mais alto do país, entre o presidente atual e o antigo ocupante do cargo. A escolha cabe ao eleitor. Conheça as propostas, avalie os canditos, e vote com consciência naquele que melhor o represente, pense no futuro do país.