O tema do dia é acessibilidade. Reportagens dessa edição destacam projetos para a reforma e modernização de estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região, e também o evento de tecnologia e inovação, que segue até amanhã no Polo Digital de Mogi das Cruzes, o Caqui Inova. A acessibilidade, um dos principais pontos dos trabalhos nas estações, não está apenas associada à adequação de espaços físicos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas também à oferta de meios para a inclusão social e digital de todos.

As estações de trem do Alto Tietê já têm algumas melhorias no sentido da acessibilidade, mas ainda há muito a fazer. Os anúncios de ontem destacam projetos para as estações Mogi das Cruzes - ainda em fase de estudos - e Aracaré, em Itaquaquecetuba - com o edital de R$ 50 milhões em andamento.

Indo além, a tecnologia aplicada para a compra de um bilhete de acesso aos trens, por exemplo, é um facilitador para os mais conectados, indiferente da faixa etária, mas demanda o preparo de uma população sem letramento tecnológico, que mal sabe o que é um QR Code, só entende que é ele quem dá acesso agora às estações. O uso da tecnologia de forma abrupta pela autarquia, também se estende a extinção de muitas bilheterias trocadas por terminais de atendimento.

Por outro lado, quando você reúne empreendedores, o meio acadêmico, o Poder Público, entre outros segmentos, para discutir tecnologia e inovação, a discussão tem que ir além da oferta de produtos e serviços digitais, e abordar também o impacto social das ações. É preciso pensar na inclusão digital. Os atendimentos robotizados, por exemplo, mais cansam e irritam quem depende deles, do que trazem a solução automática para um problema.

A pandemia de Covid-19 ceifou muitas vidas, fechou negócios e encerrou vagas, mas, também nos forçou a migrar para o ambiente digital, para ter acesso a produtos e serviços e manter contato com amigos e familiares. O lado positivo do período, porém é comprometido pela baixa qualidade de acesso da maioria. É preciso que os ambientes sejam acessíveis, no mundo físico como no online.