O arrefecimento da pandemia de Covid-19 em decorrência, principalmente do avanço da vacinação entre as diferentes faixas etárias, de crianças a idosos, com o uso de variados imunizantes, deveria ter sido um estímulo para que a procura pela imunização crescesse, mas não é o que vimos com frequência.

Apesar da importância das vacinas, responsáveis pela erradicação de tantas doenças, ainda há quem duvide da força dos imunizantes. Porém, o cenário parece ser diferente na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, iniciada recentemente, que, de acordo com as prefeituras da região ouvidas na reportagem em destaque na edição de hoje, tem a procura dentro do esperado.

No sábado teremos o Dia D de vacinação para facilitar o acesso de quem não pode se dirigir aos postos de saúde durante a semana, e assim aplicar as doses devidas e também atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Confira a programação da sua cidade!

Embora com números positivos de mais de quatro mil doses aplicadas na campanha atual, ainda cabe o alerta de que vacinar é preciso.

Talvez seja plausível a dúvida, quando pensamos nas vacinas produzidas a toque de caixa como no combate à Covid-19, o que pode ter ocorrido inicialmente, já que o próprio governo federal não deu muita atenção logo que elas surgiram, mesmo produzidas por laboratórios de ponta e referendados por renomados departamentos de saúde, mas é preciso crer na ciência. Há imunizantes que se mostraram altamente eficazes ao longo dos anos e precisam chegar às crianças, como no caso do sarampo e da poliomielite.

A atual campanha de vacinação contra poliomielite e de multivacinação tem como um dos objetivos colocar em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, que pode estar em atraso por conta da pandemia, mas mesmo antes a adesão já mostrava queda. Como vimos com o surgimento de casos de sarampo, o que não se via há anos no país. Que os números positivos resgatem o otimismo e a crença nos pesquisadores e na força da ciência na prevenção de doenças.