Que é o sábio? É aquele que "duvida com frequência e altera a sua mente por que faz reflexões". Analisa, duvida até ter certeza do que está pensando e agindo é certo e, tudo que faz lhe trás sabedoria. Enquanto o tolo é "obstinado e não duvida de nada, ele sabe todas as coisas menos a sua própria ignorância". Eis aí as diferenças entre os seres humanos que habitam este planeta. A maioria não tem consciência por isso não pode haver evolução e elevação das mentes das populações.

Há muitos sábios entre os povos, mas estão sempre em silêncio e não fazem alardes ou manifestações dos seus conhecimentos e sabedoria que aprendeu, acumulou e desenvolveu. Os tolos seguem os passos e procuram imitar os outros sem refletir e acreditar em si mesmo.

Nada impede de assistir filmes, novelas, teatro, ler revistas, jornais, assistir palestras e conferências, mas não assimila e aceite tudo que falam, escrevem e demonstram. O melhor que pode acontecer com aquele que deseja ser sábio e colaborar com os humanos e se tornar independente e não imitar ninguém. Agindo assim não se tornará alienado.

Volte sempre a sua consciência para o seu interior e diga em silêncio: Só Deus pode mandar em mim porque sou senhor do meu destino e construo a minha própria vida. O destino é você quem faz, então utilize sempre o livre arbítrio e não permita jamais que seres ignorantes tentem convencê-lo a seguir caminhos que não são verdadeiros e acaba por embotar a sua mente.

Está comprovado que "as conquistas tecnológicas de nossa época correram muito à frente do discernimento moral e da evolução espiritual". Hoje temos pessoas e personalidades bem mais desenvolvidas do que no passado. Infelizmente são poucas as pessoas de mentes elevadas espiritualmente e desenvolvidas. Caso você cidadão acredita que ainda há pessoas com mentes sublimes e interessadas na elevação do grau de consciência das massas para um nível superior, sirva de exemplo e seja sábio.


Olavo Arruda Câmara é advogado, rofessor, mestre e doutor em Direito e Política.