Usain Bolt, o homem mais veloz do mundo, percorre 100 metros em menos de dez segundos. Um estudo que mediu o ritmo de vida em várias cidades de 32 países revelou que as pessoas que têm mais pressa moram em Singapura. Elas caminham 18 metros em 10,55 segundos; os nova-iorquinos em 12 segundos e numa cidade africana chamada Blantyre em 31,06 segundos.
A conclusão da pesquisa é que estamos tentando encurtar distâncias apressando 10% a mais os nossos passos nos últimos 20 anos. Alguns até dizem que o dia devia ser mais longo a fim de permitir a realização de todas as nossas obrigações. Fiquem tranquilos porque o giro da Terra vai continuar sendo de 24 horas!
A modernidade colocou carga demais na nossa "carroceria", e a logística mostra que ainda não aprendemos o suficiente para administrar o tempo no espaço de um mundo atulhado de tecnologia e ciência. A sabedoria antiga nos diz que devemos dançar conforme a música; na verdade, o ritmo de vida está mais no compasso de rock do que de valsa.
Às vezes, nem sabemos bem responder a quem nos pergunta por que estamos tão apressados. Quem sabe não seria por imitação: pressa contagia! Na história de Alice no País das Maravilhas temos um coelho biruta que vive correndo com um relógio na mão, e repetindo: "Estou atrasado! Estou atrasado!".
Uma mulher, dona de uma banca na feira, ao ser entrevistada soltou essa frase: "Eu não tenho tempo nem para sorrir"! Vale a pena trabalhar tanto e ter os lábios cerrados para um sorriso?
O Natal se aproxima e um belo presente você teria reservando um espaço de tempo, pelo menos dez minutos por dia, para conversar na intimidade com Deus - na oração e na leitura da Sua Palavra, a Bíblia; como fez Maria que quedava-se assentada aos pés de Jesus para ouvir os seus ensinos; enquanto, Marta, sua irmã, atarefada e agitada arrumava a casa que hospedaria o Senhor.
Jesus disse para Marta que Maria, reservando um espaço de tempo para Ele, tinha escolhido a boa parte. Faça você também essa escolha!