A jovem atleta mogiana Leticia Mei Yazawa, de 14 anos, vem se destacando no taekwondo. No ano passado, ela foi campeã paulista e brasileira. Atualmente, está classificada para disputar o Campeonato Grand Slam SP, neste mês de maio, em duas categorias. Em 2026, terá a chance de competir no Campeonato Mundial da modalidade. Para continuar competindo e manter sua rotina de treinamento, a atleta busca patrocínios.
Segundo a mãe, Marina Lika Yazawa, de 44 anos, desde os 7 anos, Leticia já praticava ginástica artística, em ginásios mantidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, e aos 10 anos, começou no taekwondo por incentivo da família. “No início não foi fácil, mas ela foi se aprimorando e se apaixonando pelo esporte”, relata a mãe.
Para a atleta, a transição da ginástica para o taekwondo trouxe novos desafios técnicos. Ela explica que, diferente da ginástica, em que conseguia aprender assistindo a vídeos, o taekwondo exige orientação personalizada. O freestyle do taekwondo, uma das modalidade em que a jovem se destaca, deve ser incluído nos Jogos Olímpicos de 2028, e a atleta sonha em representar o Brasil competindo no gênero. “Meu sonho é participar das Olimpíadas, sempre foi”, afirma.
A rotina de Letícia inclui aulas noturnas semanais de taekwondo, freestyle, tumbling, alto rendimento e fortalecimento muscular. Além disso, ela frequenta a escola, estuda japonês e faz curso preparatório para a Etec. No momento, a família da atleta busca patrocinadores para auxiliar com os custos da rotina esportiva, como taxas de inscrição e transporte para campeonatos e outras despesas.
Segundo o treinador Marcelo Kenji Yamashita, responsável pelo treinamento da atleta, Leticia vem se dedicando ao esporte de alto rendimento desde o último ano, com resultados expressivos. Atualmente, ela se prepara para a conquista da faixa preta, com uma rotina mais intensa, que inclui aulas específicas de freestyle e treinamentos acrobáticos.
Time de peso
Atualmente, a equipe da escola Taekwondo Yamashita, da qual Leticia faz parte, de acordo com o treinador, é a que possui o maior número de atletas da modalidade na seleção brasileira. Segundo o mestre Yamashita, a academia conta com 10 atletas convocados para seleção brasileira.
Patrocínio
Interessados em se tornar patrocinador e colaborar com os custos relacionados à prática esportiva da atleta podem entrar em contato com a mãe da adolescente, Marina, pelo telefone (11) 99500-1287.