Uma reunião realizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início ao diálogo entre a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) sobre o programa de vistoria de pontes, pontilhões e viadutos elaborado pelo CREA-SP. A reunião foi realizada na última sexta-feira (16).

O programa tem como objetivo realizar vistorias para verificar a segurança e a estabilidade dessas estruturas, analisando seu estado de conservação e sugerindo, quando necessário, ações de manutenções preventivas e corretivas, dependendo de cada caso.

O CREA-SP disponibilizará profissionais especialistas para estas ações de verificação e estudos, ressaltando que este trabalho não acarretará ônus para o município. Eventuais ações de manutenção serão custeadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, a reunião foi um encontro preliminar com o objetivo de firmar um termo de cooperação com o CREA-SP, por meio da AEAMC. A partir de agora, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai elaborar uma relação com as pontes, pontilhões e viadutos existentes no município, que será enviada à Associação de Engenheiros e Arquitetos. Com isso, será possível agendar futuramente vistorias conjuntas. É importante frisar que o programa abrange apenas pontes rodoviárias, e não ferroviárias, observa o secretário.

Também participaram da reunião a secretária-adjunta de Obras e Infraestrutura, Leila Alcântara; o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Paulo Rogério Beserra Machado; o presidente da AEAMC, Miguel Assis; o vice-presidente Nelson Bettoi Batalha Neto, os diretores da AEAMC Fernando Teixeira, Mauro Rossi e o conselheiro Orlando Pozzani Júnior; além de Joni Matos Incheglu, do CREA`-SP e também da AEAMC.